quinta-feira, 18 de setembro de 2014

domingo, 14 de setembro de 2014

CAFÉ COM PROSA



Para Rubem Alves, a vida e seus caminhos é uma trilha que ficou apressada demais com a modernidade.
O segredo para evitar essa acelerada maneira de viver, ainda segundo Rubem Alves, está em aproveitar os instantes mais simples do dia a dia. Do café coado na hora à prosa na porta de casa.  O melhor conselho é experimentar o hoje, sem medo.
Prosear é um jeito de falar. Fala sem objetivo definido, como o vôo dos urubus - indo ao sabor do vento. Palavras fluindo. Um jeito taoísta de ser. Para prosa não existe 'ordem do dia', não há conclusões, não há decisões. A prosa não quer chegar a nenhum lugar. A prosa encontra sua felicidade em prosear. Como andar de barco a vela em que o bom não é chegar,  mas o 'estar indo'. Prosear é brincar com as palavras.
Parabéns aos alunos das turmas de alfabetização que fizeram do Café com Prosa 2014 um grande momento de confraternização e de construção de novos saberes.
Equipe Pedagógica e Biblioteca – EMPEP / setembro de 2014.





VISITA DOS ALUNOS DO 6º ANO AO CT DO AMÉRICA

No dia 10 de setembro, os alunos do 6º ano, acompanhados pelos professores Maria Inês e Herbert visitaram as dependências do Centro de Treinamento do América. A visita faz parte de um projeto de Educação Física da escola que tem o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre os diversos esportes. Neste estudo, os alunos puderam conhecer as dependências de um centro de treinamento de futebol, os campos, salas de Fisioterapia e Departamento Médico e tiveram oportunidade de ver um jogo amistoso entre as equipes do América e do Cruzeiro, categoria infantil (14 anos). A escola foi recebida pelo simpático senhor Waldyr, o Amarelinho, jogador do América da década de 60 que falou sobre o clube e sobre as "coisas" do futebol.







terça-feira, 9 de setembro de 2014

FOLCLORE

Sabendo que o Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade, torna-se de fundamental importância o seu trabalho como prática pedagógica nas escolas. Conhecendo o folclore de nosso país podemos compreender melhor a cultura do nosso povo e valorizá-la também. Por isso foi preparada essa apresentação com o objetivo de colocar os alunos em contato com diferentes manifestações da cultura popular; estimular e desenvolver a imaginação e a criatividade; incentivar o gosto pela leitura, canto, dança e apresentar diversas manifestações do folclore brasileiro.
Apresentação da turma 4º B da professora Sandra no dia 22 de agosto de 2014.







OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO

Excursão feita com os alunos do 8º ano,com as professoras Maria Alice e Tereza Cristina para a Olimpíada do Conhecimento, 05 de setembro, no Expominas.